Linhas de Pesquisas até 2020

Linhas de Pesquisas por Áreas de Concentração

Até fim de 2020, o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UnB tinha estabelecido em seu Regimento Interno apenas 3 (três) Áreas de Concentrações e 9 (nove) Linhas de Pesquisas para atender os objetivos e demanda do Programa, conforme apresentado a seguir:

Área de Concentração: Manejo Florestal

1. Linha de Pesquisa: Economia florestal

Envolve pesquisas de técnicas e para avaliar os diversos aspectos das questões econômicas do setor madeireiro e da produção florestal, incluindo a administração e gerência de empreendimentos florestais. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Economia e planejamento florestal;
  • Administração de empreendimentos florestais;
  • Avaliação econômica do manejo e produção florestal.

2. Linha de Pesquisa: Formação e condução de povoamentos florestais

Envolve pesquisas relacionadas aos temas de silvicultura e melhoramento florestal; implantação, manejo e colheita em povoamentos florestais; Silvicultura urbana. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Técnicas silviculturais em povoamentos florestais;
  • Implantação e manejo de povoamentos florestais;
  • Colheita e mecanização florestal.

3. Linha de Pesquisa: Manejo da produção florestal

Envolve pesquisas e técnicas relacionadas aos temas de manejo de espécies nativas, sistemas agroflorestais e levantamentos e inventários florestais. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Implantação e manejo florestal de espécies nativas;
  • Dendrometria e inventários florestais;
  • Sistemas Agroflorestais;
  • Mecanização da produção em florestas nativas;
  • Geoprocessamento, sensoriamento remoto e análises espaciais aplicados à temática das florestas;

4. Linha de Pesquisa: Melhoramento genético florestal

Envolve pesquisas de melhoramento genético de espécies florestais. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Biotecnologia florestal;
  • Embriologia genética;
  • Melhoramento florestal;
  • Reprodução vegetal;
  • Propagação sexuada e assexuada.

Área de Concentração: Conservação da Natureza

1. Linha de Pesquisa: Conservação da vida e ambientes silvestres

Envolve a pesquisa em conservação da natureza em ambientes silvestres, incluindo áreas protegidas (Unidades de Conservação de uso direto e de proteção integral). As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Ecologia e conservação de anfíbios, répteis e quelônios;
  • Manejo e conservação da fauna silvestre;
  • Levantamentos florísticos;
  • Ecologia de ambientes;
  • Avaliação de impactos ambientais;
  • Estudos de ecossistemas aquáticos e terrestres.

2. Linha de Pesquisa: Manejo e conservação do solo, da água, e de bacias hidrográficas

Envolve pesquisas em manejo e conservação do solo e dos recursos hídricos, entre outros. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Hidrologia florestal;
  • Manejo e conservação do solo;
  • Manejo e conservação dos recursos hídricos;

3. Linha de Pesquisa: Recuperação de Ambientes Florestais Degradados

Envolve pesquisas que enfoquem o estudo de áreas de vegetação natural degradadas e o desenvolvimento de modelos e técnicas de recuperação destas áreas, incluindo:

• Estudos de processos de degradação florestal;
  • Avaliação de espécies nativas para revegetação de áreas degradadas;
  • Estudos integrados de genética e melhoramento florestal aplicado para recuperação de áreas degradadas;
  • Desenvolvimento de modelos e técnicas de recuperação de ambientes naturais degradados;
  • Restauração e intensificação ecológica em sistemas de produção;
  • Definição de indicadores da flora e fauna como indicadores e controle da degradação e recuperação dos ambientes degradados.

4. Linha de Pesquisa: Estrutura e dinâmica de ecossistemas

Envolve pesquisas de ecologia florestal e da estrutura dos ecossistemas. As atividades de pesquisa neste tema englobam:

• Ecologia florestal e dinâmica de ecossistemas;
  • Fragmentação e impactos na paisagem;
  • Identificação e estruturação de corredores ecológicos.

Área de Concentração: Tecnologia e Utilização de Recursos Florestais

1. Linha de Pesquisa: Tecnologia e utilização de recursos florestais

Envolve a pesquisa em tecnologia e utilização de recursos florestais, incluindo produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, com fins diversos.