ptenes

Notícias

Projeto de pesquisadores do PPGCFL, da Embrapa Cenargen e Alemanha (Rhine waal University of Applied Sciences)

ECOCER

Analysis of ecosystem services and socioeconomic performance of silvopastoral systems in the Brazilian Cerrado (EcoCer)

Análise dos serviços ecossistêmicos e desempenho socioeconômico dos sistemas silvopastoris no Cerrado Brasileiro (EcoCer)

O Cerrado concentra os principais polos de produção agrícola do Brasil. A maioria das commodities agrícolas são produzidas em sistemas de mono-cultivo em grandes propriedades comerciais e, em menor grau, por produtores familiares. Como consequência da produção agrícola intensiva, existem desafios relevantes de sustentabilidade na região do Cerrado. O desmatamento acumulado no Cerrado já chega a 49% de todo o bioma em 2020.

Enquanto o manejo da terra no Cerrado tradicionalmente incluí sistemas silvopastoris autóctones que envolvem a produção de gado em pastagens de baixo insumos dominados por diversas espécies de árvores nativas, esses sistemas agroflorestais são de menor produtividade e rentabilidade e, portanto, ameaçados pela conversão em sistemas de produção mais intensivos pelos pequenos agricultores locais, apesar de seu desempenho ambiental vantajoso.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos sistemas silvopastoris e para melhorar simultaneamente sistemas de produção agrícola mais intensivos, investigando e analisando a (a) distribuição geográfica e estrutura, (b) serviços ecossistêmicos prestados, (c) desempenho socioeconômico e (d) adoção e disseminação desses sistemas no Cerrado.

O projeto é coordenado pelo Dr. Aldicir Osni Scariot (Embrapa Cenargen e PGEFL), Dr. Dietrich Darr (Rhine Waal University of Applied Sciences, Alemanha) e Dr. Carlos Torres (Universidade Federal de Viçosa), com a participação de vários outros pesquisadores da UnB, UFV e Rhine Waal University.

O Projeto Financiado pela CAPES/DAAD 2022-2024

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

Secretaria: +55 (61) 3107-5628

pgefl@unb.br

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.